quinta-feira, 17 de maio de 2007

Educação e Tecnologias: uma aliança necessária

Síntese do texto Educação e Tecnologia: uma aliança necessária
de Juracy dos Anjos · Salvador (BA) · 30/1/2007 15:59

Vivemos hoje, como profissionais da educação um dilema: como trabalhar com a tecnologia da informação em sala de aula. Muitos acreditavam que ela deveria ser tratada por técnicos. Aí nos deparamos com outra questão: como colocar técnicos na educação se procuramos a humanização da sociedade? Como disse Eduardo José Renato: (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).
É redundante, falar que toda e qualquer mudança passa pela educação, nossos alunos já mudaram, os educadores é que estão arredios, com medo de usar a tecnologia, que está a seu alcance. Praticamente todas as escolas já possuem computadores ou laboratórios de informática. Geralmente o professor até utiliza-os na pesquisa e preparo de suas aulas, mas tem dificuldade em usar a tecnologia diante de seus alunos. Tratadas por especialistas e educadores como ferramentas indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas escolas. Computadores ligados à internet, televisão, rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes que podem e devem ser aproveitadas no ambiente escolar como recursos de aprendizado.

Muitos pensam que devemos ensinar a informática aos alunos, o que não é verdade, eles já o sabem, apenas devemos orientá-los para que essa tecnologia seja usada em prol da educação, como instrumento, recurso e não como conteúdo. Segundo Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”:“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.


Concluindo, cabe a escola resolver a questão mais importante, que é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das Tecnologias de Comunicação e Inormação e como definir sua utilização mais condizente em cada realidade educacional Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, como explica Arnaud Soares.

Um comentário:

hiperativa disse...

Elisa!
Gostei muito de te ver aqui,sei que você é guerreira e batalhadora.Muito legal ter você como companheira neste curso de NTE,vamos descobrir muitas coisas juntas.bjs