terça-feira, 14 de outubro de 2008

Instrumento para registro através dos tempos

A dinâmica do conhecimento:
• A evolução do conhecimento, e conseqüentemente da humanidade, só ocorreu através dos registros, pois estes se utilizam do conhecimento anteriormente construído reconstruindo novos conceitos, novas verdades. Dessa forma refletindo a ideologia e verdades da época em que é produzido.
• O conhecimento nunca está acabado, pois ele reflete as necessidades de determinada época, e as necessidades evoluem com a evolução dos tempos, pois é o homem quem cria as mesmas.
• O homem é responsável pela própria evolução, começou evoluir transformando a natureza conforme suas necessidades de sobrevivência, e é isso que o diferencia do animal: o trabalho de modificar a natureza intencionalmente e registrar essas modificações. Possibilitando assim a continuidade da evolução.
• Para entendermos a sociedade atual é necessário conhecer toda evolução humana, que só é possível graças ao homem ter criado formas de registrar a história que construiu.
• Com o crescimento da população, ocorreu a diferenciação econômica, o domínio do mais forte (o que detinha o conhecimento) sob o mais fraco. A educação acompanhou todo esse processo, inclusive fomentando o mesmo. E este também é um processo contínuo.
• Atualmente, falamos em recursos como o computador, e ferramentas como a internet, mas não nos damos conta que a maior parte da população ainda não tem acesso a “tecnologias mais simples” como por exemplos os livros.
• A internet é um instrumento muito importante na construção e divulgação do conhecimento, pois torna acessível para “muitos” o conhecimento quase que de forma simultânea.
• Mesmo, hoje o computador ainda é um sonho, é uma tecnologia muito cara para uma grande parcela da população, inclusive órgãos públicos responsáveis no gerenciamento da educação.
• Quando acessamos a internet entramos em contato com o mundo.
Conclusão:
• O conhecimento hoje é socializado mais facilmente graças a facilidade de registro e divulgação dos mesmos.
• Toda linguagem contém os elementos de uma concepção do mundo e de uma cultura. A partir da linguagem de cada um, é possível julgar da maior ou menor complexidade da sua concepção do mundo. (Gramsci)

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